Tratamentos

Angústia

A angústia é um afeto da condição humana e que acompanha toda a história do homem. Não é somente um sofrimento psíquico, mas também corporal, uma sensação avassaladora de estrangulamento, o peito apertado e dificuldades para respirar.

Inibição

Aquele que sofre de inibição, se percebe fraco para realizar as atividades mais corriqueiras e eventuais, se utiliza da renúncia como uma defesa e toda sua força vital vai para essa ação inibidora, uma medida de precaução para evitar os conflitos internos ou externos e a angústia.

Fobia

A fobia é uma reação de terror, de pânico, de medo intenso, que aparece frequentemente em crianças, podendo persistir até a vida adulta. Pode se desenvolver diante de um animal, de um objeto, de um ser vivo ou de uma situação.

Depressão

A depressão é a forma como se expressa o mal-estar no humano. Pode afetar qualquer pessoa: homem, mulher, criança, jovem e idoso. A depressão é mais do que apenas sentir-se triste, o indivíduo se apresenta com sentimentos de tristeza profunda que não passa e começa a diminuir e até mesmo perder o interesse e a capacidade para agir, para se movimentar e para realizar coisas que anteriormente lhe traziam prazer.

Pensamentos e tentativas de suicídio

Pensamentos constantes de suicídio como forma de solucionar os problemas e acabar com o mal-estar e, mais grave que isso, o ato da violência autodirigida, ou seja, a tentativa de tirar a própria vida.

Luto

As vivências de uma perda significativa para o ser humano são experiências de difícil, demorada e dolorosa elaboração. O luto é o conjunto de reações e o modo de elaboração dessas perdas. É um estado normal, que com o passar do tempo será naturalmente superado.

No entanto, quando a condição da pessoa se prolonga por muito tempo neste estado de sofrimento e ela não consegue superar essas perdas que, além de tudo, vem acompanhada da diminuição de autoestima, intensificação de autoacusações e punições faz-se necessária a procura de um profissional qualificado.

Obsessão e compulsão

A obsessão é uma forma de preocupação excessiva por ideias e pensamentos, imagens e impulsos que se repetem, persistem, e que são movidos por uma dúvida constante que invadem de maneira inesperada a vida psicológica do sujeito.

Os atos que acompanham as ideias obsessivas são as compulsões que aparecem para que o sujeito se livre destes pensamentos maléficos e supersticiosos. São ações involuntárias, algo obrigatório, como, por exemplo, conferir várias vezes se a porta está fechada ou outros comportamentos para evitar que algo ruim aconteça.

Anorexia bulimia e obesidade

São alterações que ocorrem na forma do ser humano se alimentar.

Na anorexia há uma recusa em se alimentar, a anoréxica apresenta uma distorção em sua imagem corporal, vendo-se com mais peso do que realmente tem.

Na bulimia aparecem os rituais de pensamentos de comer muito seguido de comportamentos compensatórios, ou seja, o forçamento do vômito, mobilizado pelo sentimento de culpa. Pratica exercícios em excesso, faz jejuns, usa laxantes ou diuréticos e mesmo assim permanece insatisfeita com seu corpo.

Na obesidade há uma compulsão alimentar, um exagero na ingestão de grande quantidade de alimento em poucos minutos para controlar o sofrimento psicológico e para preencher o vazio interno.

Automutilação

É o ato de se machucar, causar lesões no próprio corpo através de cortes principalmente nos braços. Além dos cortes, há pessoas que arrancam os cabelos e se agridem até formar hematomas. 

É um fenômeno encontrado com maior frequência entre os jovens, com ou sem intenção suicida, sendo comum encontrar narrativas para justificar esses atos, como: “Faço isso pra aliviar a dor”, “Faço isso porque dá prazer”, “Porque sinto culpa”, “Pra descontar a raiva” “Faço isso pra me sentir viva”, entre outras.

Abuso Sexual

O abuso sexual pode ser definido como qualquer ação cometida por alguém que se utiliza da criança ou do adolescente para obter gratificação sexual. 

As condutas mais frequentes vão desde passar a mão nas partes íntimas, esfregar o pênis, beijar, masturbar, praticar sexo oral, expor a conteúdos pornográficos, até o ato sexual propriamente dito.

Conflitos na adolescencia

Ele faz parte da vida humana e se manifesta principalmente quando precisamos tomar uma decisão e não conseguimos porque tomar uma decisão significa ter que escolher uma das opções e, portanto, a outra estará perdida. O conflito ocupa nosso tempo e pensamento e faz com que a luta se torne constante, consumindo nossa energia preciosa e impedindo qualquer ação. São forças contrárias atuando dentro da gente.

Efeitos da pandemia

O ser humano está diariamente sob o efeito do horror desta enfermidade gravíssima, causadora da perda e da aniquilação de vidas, podendo ser de pessoas conhecidas, da família, até mesmo da própria pessoa de forma fulminante. A ameaça de perder o outro pode levar a um estado de desamparo, de pânico e de forte angústia principalmente quando são as crianças ou os adolescentes que estão sendo afetados por estes sentimentos.

Agende sua consulta, atendemos online e presencialmente.

Endereço

R. Paula Gomes, 864 – São Francisco, Curitiba – PR, 80510-070

Fale conosco agora

*Somente consultas particulares

Preencha o formulário que entraremos em contato em instantes

Profissionais